Sandro – Orgulhoso por representar Seleção de Cabo Verde

Sandro nasceu em Portugal, filho de pai cabo-verdiano e mãe portuguesa. Começou a dar os primeiros toques na bola cedo como qualquer miúdo no bairro onde cresceu neste caso em Setúbal, de resto onde nasceu e continua a viver
Em entrevista exclusiva ao CV-SPORTS - Jogo Limpo, Sandro disse que, “a minha iniciação para o futebol deu-se na rua no bairro da Bela Vista, foi onde passava a maior parte do tempo a jogar futebol na rua,e a partir alguns vidros dos vizinhos, mas oficialmente por um clube comecei nos Pelezinhos aos 11 anos onde estive por 2 épocas (infantil de 2ºano e iniciado de 1º ano),depois fui para o Vitória FC e aí fiz o 2º ano de iniciado, 2 anos de juvenis, 2 anos de juniores e posteriormente aos 18 anos dei o salto para jogador profissional pela equipa sénior”.
Na caminhada enquanto futebolista profissional, “ passei por clubes como: Vitória Fc , Hercules Fc(Espanha), Villarreal CF(Espanha), Salamanca(Espanha), FC Porto, Manisa Sport(Turquia), Ceuta(Espanha) e terminei a minha carreira na Naval 1º Maio”.
Durante a carreira enquanto futebolista, contou ao SV-Sports Jogo Limpo, que nem tudo foi fácil, mas guarda boas recordações do seu segundo ano de júnior, onde pela primeira vez na história do Vitória FC, “ fomos Campeões nacionais, perdendo esse mesmo título na secretaria”. Uns meses depois adiantou,festejou a primeira(de 3) subidas de divisão ao serviço do Vitória FC.
Passados seis 6 meses, diz que estava a jogar na 1ªLiga da Espanha onde, “ na minha estreia ao serviço do Hércules fui ganhar em Camp Nou ao Barcelona (2-3)cheio de craques como Figo, Ronaldo o fenômeno ,Guardiola, entre outros.
Na sua opinião , o Vitória FC foi o clube que mais o marcou tendo em conta toda a formação e o início enquanto jogador profissional, mas destaca também a passagem pelo FCPorto(mesmo tendo lá passado pouco tempo), o Hércules, o Villarreal, o Salamanca, ManisaSport (Turquia), o Naval 1º de Maio, “onde finalizei a minha carreira”.
Seleções
Apesar de ter representado a Selecao Portuguesa(SUB 21) que para si foi boa experiência, Sandro afirma que vestir a camisola da Seleção Nacional A de Cabo Verde, “ Representar o Combinado Cabo-verdiano foi um dos momentos de maior orgulho não só para mim como para a minha família, eu já tinha representado a seleção Nacional portuguesa algumas vezes nos SUB 21, e através do José Rui(meu amigo e ex colega de equipa) começaram algumas conversas e posteriormente com o Alexandre Alhinho, que me levaram a aceitar o desafio. Foi uma passagem curta, mas muito gratificante poder representar Cabo Verde e poder ter contribuído para o seu crescimento tanto a nível desportivo como estrutural. Quem sabe um dia possa voltar a sentir esse orgulho novamente, claro noutras funçoes”,disse.
Ao serviço do Vitória FC destaca a conquista da Taça de Portugal em 2005 onde, “Vencemos o SL Benfica e a 1ª Taça da Liga em 2008 onde vencemos o Sporting CP sempre ao serviço do Vitória Futebol Clube. Com muita pena minha perdi a outra final da taça de Portugal em 2006 vs FC Porto”, antou Sandro.
Novas funções depois de arrumar as chuteiras
Ao terminar a carreira como futebolista, afirma que teve a oportunidade e o privilégio de continuar ligado ao Futebol e ao Vitória FC como coordenador da formação, onde diz ter começado a conhecer melhor o futebol agora do "outro lado" ,a oportunidade de trabalhar com "pequenos" grandes homens...ajudando-os naquilo que era o sonho deles, alguns conseguindo ir as seleções nacionais e atualmente são profissionais de futebol.
Nesse período como coordenador da formação, Sandro iniciava a experiência como treinador da equipa de SUB 15, logo passou pelos sub- 17, e uma breve passagem pelo Alcacerense e o regresso novamente aos escaloes de formação nos sub-19, donde dioz ter transitado para as funcçoes de Diretor Desportivo do Vitória FC na 1ªLIga.
Com a saída do treinador Lito Vidigal e a pedido do Presidente do clube sadino, assume o comando técnico do Vitoria FC mesmo sabendo o risco que corria e a probabilidade grande em poder descer de divisão, mas
“ Felizmente as coisas correram de forma positiva e festejamos mais um ano na 1ª Liga Portuguesa, tendo iniciado a época seguinte e ao fim de 11 jogos (3 Vitorias, 6 empates e 2 derrotas) derrotas essas no estádio do Dragão e no estádio da Luz, a direção resolveu prescindir dos meus serviços”, contou ao CV-Sports Jogo Limpo .
Seguidamente, diz que resolveu fazer o que lhe competia, terminar os cursos de treinador, concluindo o UEFA PRO que tinha iniciado em 2021.
Depois na caminhada enquanto treinador, o próximo destino foi o AMORA FC na liga 3, onde realça que a experiência foi bastante positiva em termos de resultados e exibições. Atualmente, treina o AC Pero Pinheiro na Liga 3 onde o objetivo segundo Sandro, passa pela fuga à despromoção.
“Assumi este projeto pois já estava uma época sem treinar e o objetivo para além de alcançar os objetivos do clube e poder estar no ativo e assim, continuar a mostrar o meu trabalho e poder alcançar outros voos e outros projetos mais ambiciosos”, finalizou .
CV -Sports Jogo Limpo
