Logo

Manifestações deste sábado resultam de más prestações de serviços públicos essenciais – PR

Manifestações deste sábado resultam de más prestações de serviços públicos essenciais – PR

O Presidente da República reagiu hoje às manifestações deste sábado, 11, nalguns pontos do País, dizendo que este “descontentamento” é resultante de más prestações de serviços públicos essenciais que condicionam, grandemente, a vida das pessoas.

Para José Maria Neves, as más prestações de serviços públicos essenciais condicionam “grandemente os negócios, o turismo, enfim, toda a economia e a qualidade de vida das pessoas”.

O Chefe de Estado fez estas considerações na sua página oficial da rede social “facebook”, reagindo às manifestações ocorridas este sábado em vários pontos de Cabo Verde, em que as pessoas expressaram a sua insatisfação no concernente ao estado de coisas, como a saúde, educação, transportes, abastecimento de energia e de água e recolha do lixo.

Para o Chefe de Estado, Cabo Verde é um Estado de Direito Democrático e “a voz dos cidadãos e da sociedade civil é, deve ser, sempre bem-vinda”.

“Mesmo que fosse um só cidadão a manifestar-se, a sua voz deve ser escutada com atenção e consequência”, frisou José Maria Neves, para quem a expressão livre da discordância de cada um “reforça a democracia e o Estado de direito e abre caminho à melhoria das políticas públicas”.

O Presidente da República disse ainda que a democracia exige responsabilidades e que, num Estado fiscal como é o caso de Cabo Verde, “onde os cidadãos estão obrigados a pagar impostos e a cumprir os seus deveres constitucionais, é preciso promover e defender os direitos fundamentais e assacar responsabilidades – políticas, criminais ou civis – aos decisores públicos a todos os níveis”.

Saudou, por outro lado, os que, pacificamente, se manifestaram, mostrando o seu descontentamento e disse esperar que “as autoridades competentes considerem os alertas que têm chegado de muitos espaços da sociedade civil e dos cidadãos, nas ilhas e na diáspora”.

“Enquanto Presidente da República, sou, quotidianamente, interpelado, na rua ou através de cartas ou mensagens, sobre as ineficiências e a má qualidade de muitos dos serviços públicos do Estado e dos municípios”, indicou José Maria Neves.

Com Inforpress

Partilhar