Campeonato Nacional de Karaté reúne 83 atletas na Cidade da Praia

A Federação Cabo-verdiana de Karaté iniciou hoje o Campeonato Nacional de Karaté, reunindo 83 atletas provenientes das regiões de Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista, Sal e Fogo.
O evento, que está a decorrer no pavilhão Vává Duarte, na Cidade da Praia, tem como principal objectivo consagrar os campeões nacionais nas categorias cadete, júnior (16-17 anos) e sub-21 (a partir dos 18 anos), nas modalidades de kata e kumite.
Antes do início oficial das competições, a organização realizou, entre os dias 05 e 07 de Agosto, uma formação de arbitragem em parceria com a Federação Portuguesa de Karaté, que contou com a presença do árbitro internacional sensei Rui Paulo.
“É uma competição que apura os talentos da modalidade de karaté, então tivemos toda a preocupação de preparar os nossos árbitros para estar à altura dessa competição. Trouxemos, em parceria com a Federação Portuguesa de Karaté, um árbitro internacional”, explicou a presidente Alcinda Lima.
O Campeonato Nacional é apoiado pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ), principal patrocinador e responsável pela logística do evento, contando também com a colaboração do Comité Olímpico Cabo-verdiano e da empresa Tecnicil.
Apesar das dificuldades, especialmente no transporte inter-ilhas, Alcinda Lima elogia o empenho das associações regionais para assegurar a participação dos atletas.
“A nossa equipa, nós temos conseguido desbravar alguns caminhos, que temos tido como caminhos difíceis, que como deve saber, os apoios não são muito fáceis, nós, às vezes, para realizar um campeonato, todos os participantes têm de vir é de barco”, salientou.
A Federação já projeta os próximos passos após o campeonato. Um Open Nacional está previsto para Novembro, além da participação em competições internacionais, especialmente no circuito africano da Federação Africana de Karaté (FAC).
“A expectativa é boa. Queremos terminar o campeonato com excelentes resultados e levar os nossos campeões a representar Cabo Verde além-fronteiras”, afirmou a presidente.
Os atletas vencedores em cada categoria e peso receberão medalhas réplicas de ouro, com possibilidade de premiação dupla nas modalidades de kata e kumite.
Cvports Jogo Limpo com Inforpress