Cabo Verde vai jogos escolares africanos em Argélia na modalidade de atletismo

Cabo Verde vai estar presente nos I Jogos Escolares Africanos que decorrerão entre 26 de Julho e 05 de Agosto em Argélia.
A comitiva cabo-verdiana, liderada por Heritson Resende, chefe de missão e representante do Comité Olímpico Cabo-verdiano (COC), aposta numa participação centrada na modalidade de atletismo.
Segundo Resende, o atletismo foi a modalidade seleccionada não só pelo seu carácter fundamental no currículo da educação física, mas também pela sua versatilidade, permitindo que um único atleta participe em diversas disciplinas, como os 200 e 400 metros.
“É uma experiência ímpar para os nossos estudantes-atletas. Estar num palco continental, pela primeira vez, será marcante, tanto a nível desportivo como emocional”, afirmou.
A composição exacta da delegação cabo-verdiana será conhecida até ao dia 20 de Junho, estando ainda em fase de finalização.
No entanto, foi já assegurado que os atletas seleccionados foram escolhidos com base nos resultados obtidos nos Jogos Escolares e nas Olimpíadas do Desporto Escolar realizados este ano.
O processo de selecção contou com a estreita colaboração entre o Ministério da Educação e a Federação Cabo-verdiana de Atletismo, privilegiando os estudantes com melhores marcas ao longo do ano.
Após a selecção final, segundo Heritson, os atletas entrarão numa fase intensiva de preparação física e técnica, com o objectivo de garantir que estejam em boas condições físicas, técnicas e emocionais para representar dignamente o país.
Além da componente competitiva, os Jogos Escolares Africanos serão também uma plataforma de intercâmbio cultural e de promoção da identidade africana entre os jovens.



