Sporting vence V.Guimaraes por 2-0 e faz a festa do título de campeão da 1ª liga portuguesa

Ansiosos pelo golo, os leões levaram Alvalade à loucura: primeiro com Pedro Gonçalves, aos 55', depois com Gyökeres, aos 83'. Na primeira parte, equipa de Rui Borges pressionou, Bruno Varela mostrou-se à altura e o único golo que se festejou foi o do SC Braga frente ao Benfica. Os leões não se deixaram ficar e na segunda parte resolveram as contas do campeonato. É o 21.º título dos leões.
Ao minuto oito, Gonçalo Inácio, na sequência do canto cobrado por Trincão, aproveitou uma saída em falso de Bruno Varela para cabecear, mas a bola saiu ao lado. Também Gyökeres tentou, por várias vezes, inaugurar o marcador, mas o guardião do V. Guimarães não se deixou iludir e defendeu. A grande ocasião do avançado sueco aconteceu mesmo em cima do fim do primeiro tempo (e o golo no segundo).
Da ameaça de Morita ao golo de Pedro Gonçalves, foi a loucura para os adeptos na segunda parte. Aos 48 minutos, Morita cabeceou, na sequência de um canto cobrado ao segundo poste por Debast, mas a bola saiu por cima. O golo chegou sete minutos depois. Tudo começou com Quaresma a tirar dois adversários da frente e a lagar para Debast. O belga descobriu Maxi Araújo que tocou para trás e Pote, de primeira, não deu hipóteses: 1-0, em Alvalade.
Além de o Sporting se ter tornado bicampeão nacional, a última jornada teve outras decisões importantes para o desfecho da I Liga
O Sporting sagrou-se este sábado bicampeão nacional de futebol, mas a última jornada também decidiu que o FC Porto fica no pódio, o Santa Clara vai a Liga Conferência, o Farense e o Boavista descem de divisão, o AVS vai ao play-off e o Estrela da Amadora continua na I Liga.
De baixo para cima, Farense, AVS, Boavista e Estrela da Amadora perderam os seus jogos, o que quer dizer que algarvios e axadrezados descem diretamente à II Liga. o AVS vai disputar o play-off de manutenção/subida com o Vizela. Já a equipa da Amadora permanece mais um ano entre os grandes do futebol português.
O Santa Clara, que venceu o Farense, aproveitou a derrota do Vitória SC em Alvalade, conquistando o 5.º lugar e o acesso à Liga Conferência. Mais acima, o FC Porto segurou o pódio da I Liga, com uma vitória em casa frente ao Nacional.
Com TSF e Lusa