Tarrafal de Santiago recebe formação para treinadores desportivos promovido pelo COC

A formação promovida pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano, com financiamento da União Europeia através do programa Erasmus+ Sport, arranca esta terça feira, 13, cerimónia de abertura do seminário FEMCoach que acontece no Salão Nobre da Câmara Municipal do Tarrafal, contando com a resença da Embaixadora da União Europeia em Cabo Verde.
Sob o lema “Ultrapassar Barreiras e Criar Oportunidades para Treinadoras e Atletas Femininas em Cabo Verde”, o evento segundo o comunicado de imprensa do Comité Olímpico que Cvsports Jogo Limpo teve acesso, marca o início de uma formação intensiva de quatro dias, de 13 a 16 de maio, para a qual foram selecionadas 20 treinadoras desportivas.
O projeto de acordo com o COC, visa reforçar a inclusão social por meio do desporto, especialmente para grupos marginalizados, com ênfase nas treinadoras, e está alinhado com as recomendações e o plano de ação do Grupo de Alto Nível para a Igualdade de Género no Desporto (2022).
Ainda conforme avança o Comité Olímpico nacional, os principais objetivos do projeto incluem capacitar treinadoras em metodologias inclusivas para o desenvolvimento desportivo, desenvolver competências técnicas, pedagógicas e de liderança, e promover práticas que incentivem a participação feminina e a equidade no desporto.
A iniciativa conta com a parceria de entidades de reconhecido prestígio internacional, incluindo a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) em Portugal, a Faculdade de Ciências da Educação e do Desporto da Universidade de Girona, o Institute for Sport Governance na Polónia e a Associação Sports for All da Sérvia.
O seminário realça o COC, representa uma oportunidade única para fortalecer a presença feminina no desporto e promover a igualdade de género através da capacitação e do desenvolvimento de competências das treinadoras em Cabo Verde.
Cvsports.cv