Torneio Inter Ilhas de Futebol no Luxemburgo: São Vicente parte com ambição de sempre, vencer a competição

A associação cultural e desportiva no Luxemburgo já marcou a data para a realização do torneio inter- ilhas, evento que acontecerá nos dias 7 e 8 de Junho do corrente ano no estádio de Beggen .
E a Seleção de São Vicente que venceu a anterior edição realizada em 2023, parte segundo a presidente da agremiação, Gilda Monteiro, com determinação e vontade de revalidar do título que ostenta.

Depois da não realização o ano passado, a nova equipa diretiva da Associação local promete um torneio com muitas novidades, pelo que pede o envolvimento massivo dos cabo-verdianos residentes no Grão-Ducado e noutros países europeus vizinhos.
O torneio inter- ilhas de futebol organizado pela comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo começou a ser disputado em 1994, contando com a participação das Seleções de São Vicente, Santo Antão, Santiago e União das Ilhas.
De acordo com o sorteio realizado, Sábado dia 7 de junho, São Vicente defronta São Antão no pontapé de saída da competição, enquanto Santiago medirá forças contra União das Ilhas. O torneio prosseguirá no Domingo, dia 8, com os jogos: Santiago x São Vicente, Santo Antão x União das Ilhas, São Vicente x União das Ilhas e Santo Antão x Santiago.
Este ano, conforme avança a presidente da equipa de São Vicente e secretária da associação organizadora do torneio, Gilda Monteiro, o torneio promete.
“ É um evento muito aguardado, onde pessoas nos Estados, Itália, Portugal Bélgica, França e Holanda se prepararam para vir ao Luxemburgo, então tendo em conta essa responsabilidade que a direção tem e sabendo que o ano passado não foi realizado, há grande expetativa para edição 2025. Temos um projecto inovador, para além do aspecto desportivo, queremos incluir o evento aos 50 anos da independência nacional de Cabo Verde, pelo que vamos ter uma grande festa do futebol e cultural”, afirmou .

Tratando-se de um grande evento cultural- desportivo organizado pela comunidade cabo-verdiana no Luxemburgo, a organização segundo Gilda Monteiro, espera estabelecer contacto directo com o ministro do desporto, que deverá se deslocar ao Grão-Ducado para presenciar o inter- ilhas, no sentido de solicitar uma colaboração estreita do Executivo e da própria FCF.
Falando agora na qualidade de presidente da Seleção de São Vicente, Gilda Monteiro diz que a equipa está focada na preparação, porquanto sempre entra no inter- ilhas com olhos postos no titulo.
“ Nós estamos a nos preparar com afinco, já fizemos 4 treinos, vamos fazer outros neste mês de Maio e mesmo em Junho antes da competição arrancar. Como sabem, São Vicente foi vencedor do Inter Ilhas em 2023, daí a direção em colaboração com a equipa técnica, está criando as condições necessárias para que os jogadores possam fazer uma boa preparação, visando a revalidação do titulo”, disse Gilda Monteiro.
A presidente da Seleção de Vicente adiantou ao digital Cvsports Jogo Limpo, que a equipa é a mais titulada no Inter Ilhas do Luxemburgo, tendo ao longo da existência da competição desde 2014, vencido 7 vezes, por isso encara mais esta edição com muita determinação e vontade de voltar a ganhar e dar alegria a sua massa associativa.
Na conversa com Cvsports Jogo Limpo, a questão da disputa e alguma “ rivalidade” foi também mencionada, com Gilda Monteiro a destacar que o mais importante é a convivência e união que deve existir entre todos.
“ Somos nove ilhas habitadas, mas um só povo e um país, por isso temos que entrar em campo com espirito desportivo e fair play, que ganhe o melhor e no final todos saiamos alegres no grande convívio e beleza da festa no inter-ilhas Luxemburgo 2025”, realçou.
A presidente da Seleção de São Vicente, Gilda Monteiro, membro da organização do torneio, apela aos cabo-verdianos no Luxemburgo e nos demais países europeus vizinhos, uma vez mais, a se envolveram nesta grande festa cultural e desportiva realizada no Grão-Ducado.
Cvsports Jogo Limpo