Ministro do Desporto recebe Comitiva de Natação que vai ao Campeonato Africano de Júnior no Egito

O ministro adjunto do PM para Juventude e Desporto, Carlos Monteiro recebeu este Sábado, 26, no palácio do Governo, a comitiva que vai participar no campeonato africano da natação, competição que decorrerá no Egito.
Ao todo, são 11 nadadores que representarão o país na referida competição, sendo 7 que viajam de Cabo Verde, 3 dos Estados Unidos da América e 1 da França.
Para o nadador, Pedro Batalha, foi bastante importante o encontro que a comitiva teve com o responsável governamental para a área do deporto, porquanto segundo o jovem atleta, foram transmitidos bons concelhos e palavras de encorajamento aos representantes de Cabo Verde no campeonato africano de júnior.
Apesar de se tratar de uma competição onde estarão os melhores nadadores africanos na categoria júnior, Pedro Batalha afirma que o grupo fez uma boa preparação e parte moralizado para competir e procurar os melhores resultados.
`` Penso que a conversa com o ministro foi extremamente necessário para nos incentivar a melhorarmos… como o tio Abel disse, iremos competir com os melhores de África, mas isso não significa que devemos baixar a cabeça, treinamos ao máximo e vamos para competir e representar o país da melhor forma``, afirmou.
O secretário geral da Federação de Natação, Henrique Alhinho, disse que os atletas nacionais vão competir nos 50 , 100 e 200 metros livres, costas, bruços, bem como os 50 borboleta e não competirão em nenhuma de longo curso como 400, 800 ou 1500 .
Em termos de expectativas, Alhinho adiantou que, `` a n’nível dos atletas locais nós esperamos que eles consigam bater recordes pessoais e a n’nível do atleta que nos representou nos jogos olímpicos de Paris, depositamos que traga medalhas para o país``.

Carlos Monteiro, ministro do Desporto, pediu aos nadadores para aproveitarem ao máximo a presença no palco da competição, seja no capítulo desportivo, como também no capítulo de intercambio com os jovens dos demais países presentes.
`` Transmitimos-lhes que toda a nação estará sempre ao lado deles e a apoiar a nossa cabo-verdiana tem feito com todos os atletas e seleções que representam o país em competições internacionais. Estamos aqui com jovens e adolescentes, portanto falar um pouco com eles sobre aquilo que são as expectativas que eles têm, e demonstrar que aqui não se exige medalhas… fazem o trabalho, sacrificam todos os dias para treinar, têm uma disciplina no treino e fora do treino que e’ importante para atingir a alta permanece e como disse e bem um dos atletas… trata-se de ser cada dia melhor do que foi o dia anterior, `` realçou o ministro do deporto.
Carlos Monteiro avançou ainda, que os atletas devem também aproveitar a presença no palco dos jogos para se divertirem e trocar ideias, mantendo bons momentos de convivência que e’ muito importante, porquanto são coisas que vão levar para a vida toda.
Cvsports Jogo Limpo