Logo
Diplomacia

Embaixadora de Angola, Júlia Machado termina missão em Cabo Verde

Embaixadora de Angola, Júlia Machado termina missão em Cabo Verde Júlia Machado, Embaixadora de Angola em CV fim de missão (cvsports)

A embaixadora de Angola, Júlia Machado, está no término da missão como responsável  da estrutura diplomática angolana no nosso país.
Para marcar as despedidas depois de 5anos em Cabo Verde, a diplomata promoveu uma recepção numa das unidades hoteleiras da cidade Praia, acto que aconteceu nesta  quarta feira, 16.
Júlia Machado diz que termina a missão com a noção de dever cumprido, isto no quadro do reforço das históricas relações de amizade, irmandade e cooperação entre as terras das palancas e o arquipélago.
“ No período de 2019 até este momento, a Embaixada de Angola fez o máximo possível para aprofundar as relações entre os dois países. Devo dizer que neste período e logo depois da pandemia tivemos a visita de sua Excia o Senhor Presidente da República, Joao Manuel Gonçalves Lourenço por duas vezes em menos de seis meses, o que quer dizer que é um facto inédito nas relações entre Angola e Cabo Verde. Durante este período, foram levadas a cabo muitas actividades,  quer no domínio político, quer no económico. Foi realizada a comissão mista bilateral, algo que não acontecia há 14 anos, portanto, retomamos o funcionamento da comissão mista bilateral… isto foi realmente um ganho e nós temos que nos congratular com isto”, realçou a diplomata.
Se isto tudo é suficiente, Júlia Machado diz que não, porque considera que Angola é ambiciosa e que quer  efectivamente consolidar essas relações e alarga-las, sobretudo no domínio económico, das relações empresariais,  porque considera ser isto que vai dar corpo as citadas relações em concreto.
“ Nós queremos  que estas relações tenham um substrato concreto… aqui faço menção a necessidade da ligação aérea e marítima entre os dois países,  porque as trocas comerciais e mesmo económicas, só serão efetivas, se realmente tivermos estas linhas a funcionar. Em relação a linha aérea,  há boas notícias, provavelmente este ano  nós teremos a ligação  entre Angola e Cabo Verde, pode ser Luanda Praia ou Luanda ilha do Sal”, afirmou.
Júlia Machado despediu-se, mas disse que não se trata de  adeus, mas um até breve, isto na clara intenção de que parte para Luanda com saudades e que regressará para rever os amigos e matar saudades.
De referir, que o antigo Presidente da República, Pedro Pires atribuiu a embaixadora Júlia Machado, a medalha do centenário de Amílcar Cabral.

condecoaracao de Pedro Pires a embixadora de angola.jpg
Antigo PR, Pedro Pires no acto da entrega da medalha do centenário de A.Cabral a Embaixadora Júlia Machado

Na  recepção de despedida, a Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Mirian Vieira, enalteceu o trabalho realizado pela embaixadora Júlia Machado, no aprofundamento das relações entre Luanda e Praia( Angola e Cabo Verde).

“ De facto em 2022 tivemos a ocasião de passar em revista a cooperação  entre os dois países, onde reafirmamos o nosso compromisso em reforçar essas relações, mas também assinamos importantes instrumentos jurídicos, sobretudo no domínio económico, recordo também que em 2019, mesmo não estando aqui em Cabo Verde, eu vi no discurso da apresentação das cartas credenciais da embaixadora que o seu grande objectivo seria sobretudo, fomentar as relações económicas entre Cabo Verde e Angola. De facto conseguiu, deixou uma base para solidificarmos essa cooperação económica que tem um grande potencial, pelo que como disse, precisamos trabalhar um pouco mais a parte  da conectividade e esperemos que ainda este ano ela se efectiva com a retoma das ligações aéreas,” adiantou a governante cabo-verdiana.

embaixadora de angola com secretaria de estado Mirian vieira 2.jpg
Emb. de Angola, Júlia Machado e Secretaria Est. Negócios Estrangeiros CV, Mirian Vieira(Cvsports.cv)

Para substituir Júlia Machado no cargo de chefe da representação diplomática de Angola em Cabo Verde, o novo embaixador Agostinho da Silva Neto, deverá chegar a cidade da Praia nos primeiros dias de maio próximo.
 

Partilhar