Logo
Arbitragem

Árbtiros estao prontos para o Campeonato Nacional diz o Presidente do CNA da FCF

Árbtiros estao prontos para o Campeonato Nacional diz o Presidente do CNA da FCF Eliseu Cardoso - Presd. do CNA da FCF( Cvsports.cv)

Presidente do Conselho Nacional de Arbitragem da FCF garante que os árbitros estarão preparados para realizar bom trabalho no Campeonato de Final Four da taça de Cabo Verde
Num exclusivo ao Cvsports Jogo Limpo, Eliseu Cardoso disse que o CNA preparou um plano detalhado de reciclagens e que os árbitros se apresentaram em boas condições nos testes físicos realizados este ano, diferente para melhor em relação ao ano transato.
`` Neste momento já estamos a ultimar os preparativos  para o arranque do campeonato nacional, já temos mais ou menos noventa por cento dos árbitros, temos feito testes nestes dias, faltando apenas terminar com os árbitros de São Nicolau e da Boa Vista``, disse Cardoso, que avança que Maio e Brava ficam fora de jogo uma vez que não foram  realizadas provas regionais de futebol este ano nessas ilhas.
O responsável máximo do Conselho Nacional afirma que os homens e mulheres do apito têm estado bem nos últimos anos, embora se tenha registado uma quebra física sobretudo na região sul de Santiago, situação que melhorou consideravelmente este ano, pelo que Cardoso acredita que estão prontos e preparados para fazerem bom trabalho tanto a final four da taça com no campeonato nacional que arranca  nesta sexta feira, 18.  
`` Esperamos que os árbitros cumpram bem o seu papel dentro do campo, possuem melhores conhecimentos hoje em dia com as novas tecnologias, estão bem preparados fisicamente, pelo que  esperamos que sejam os melhores em cada jogo que participam``, frisou.
Cardoso salientou ainda, que tem havido apoios dos instrutores nacionais e internacionais, sem esquecer a ajuda de antigos árbitros, que sempre se mostram disponíveis  para colaborar.
Participação de árbitros nacionais em competições nacionais
Neste capítulo, o presidente do Conselho Nacional de arbitragem deu conta da presença de árbitros cabo-verdianos com alguma regularidade nos últimos dois anos.
`` Tivemos a participação dos nossos árbitros  tanto a nível da liga dos clubes campeões africanos, como nas provas finais de Seleções no caso sub-17 , tivemos há dois anos um assistente internacional, temos um árbitro internacional na competição CAN sub-17``, realçou.
No que tange a presença na maior montra do CAN sénior e no Mundial, Eliseu Cardoso considera que a própria FCF através do Conselho Nacional de arbitragem deve criar condições para o reforço da preparação e melhoria da performance, mas entende que cabe a cada árbitro ter também ambição pessoal e trabalhar afincadamente para que possa estar preparado e atingir patamares e voos mais altos a nível de arbitragem internacional.
Introdução do VAR em Cabo Verde
Neste capítulo, Cardoso disse que já se está a pensar nisso, porque para os próximos apuramentos quer a nível da CAF e da FIFA, há uma exigência que para jogos da Seleção Nacional, em que o país deverá ter a tecnologia VAR .
`` Portanto , nós devemos criar condições para que a Seleção possa jogar em casa de acordo com tais exigências, porque caso não investirmos nessa tecnologia, teremos que jogar fora do país.  Nos próximos tempos então, somos obrigados a instalar o VAR para jogos dos Tubarões azuis e pelo menos na final four da taça, meias finais e final do Campeonato de Cabo Verde``, afirmou o presidente do CNA da FCF

Cvsports.cv

 

Partilhar