Décima Primeira Edição do AME Arrancou Oficialmente na Cidade da Praia esta Segunda feira, com presença do PM-Ulisses Correia e Silva

No acto oficial de abertura da décima primeira edição do Atlantic Music Expo que aconteceu na noite desta segunda feira,7, na capital cabo-verdiana, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas disse que as próximas quatro edições do AME já têm garantia de financiamento do Governo, que assinou um protocolo de 5 anos com a organização, que já engloba o evento de 2025.
O primeiro a dar as boas vindas foi o novo director geral do AME, Benito Lopes que visivelmente emocionado, foi parcos em palavras.
“ Estou emocionado por se tratar da minha primeira vez na qualidade de director geral.. mas devo dizer que temos uma equipa capaz e a nossa filosofia é transformar o AME e mês de Abril numa plataforma económica do país”, afirmou.
O responsável destacou o engajamento da equipa e agradeceu os parceiros pela pronta atenção e colaboração na montagem e a idealização de mais uma edição do certame.
E falando dos parceiros, o presidente da CVTelecom Joao Domingos Correia enalteceu o papel da musica e da cultura na promoção de Cabo Verde.
“ Eu creio que o palco na realidade não é bem nosso, nós estamos aqui apenas para testemunhar e incentivar as demais empresas a olharem para o sector o sector da cultura, olhar para a musica que é algo que mais une os cabo-verdianos e nos representa lá fora. Trabalhar de mãos dadas com a cultura, porque na realidade não estamos só a promover os artistas, os músicos, porque eles têm outros palcos, nós estamos a fazer muito mais que é a construir este país, a pegar na sua alma, a trabalhar… porque se trata de um investimento que estamos a fazer agora na construção do país com retornos a médio longo prazos incalculável, não é só retorno financeiro, porque se fosse apenas financeiro estaríamos a fazer outra coisa… mas estamos a diversificar a econômica nacional, estamos a exportar a cultura nacional e a trazer gente para a trabalhar conosco e a desenvolver o país”, assegurou o PCA da CVT.
Joao Domingos reafirmou que a sua empresa continuará a patrocinar a cultura e a musica e faz isso como um dever, tendo desafiado outras empresas a envolverem-se mais no apoio ao AME e demais eventos culturais-musicais realizados no país.

Por sua vez, o vereador da Cultura da Câmara da Praia, Jorge Garcia que falou em representação do presidente da edilidade, realçou a importância do AME na agenda cultural da capital.
“ Apraz-me ressaltar que o AME que acontece desde 2013 tem sido a par do Kriol Jazz Festival, Festival da Gamboa e CVMA, engrenagens fundamentais no processo da revitalização cultural da cidade da Praia em particular e de Cabo Verde no geral,” disse.
Jorge Garcia salientou que a notoriedade do certame tem crescido além fronteira e o numero de inscritos tem aumentado de ano para ano, sendo que a décima primeira edição conta com quatro centos profissionais inscritos.
O vereador considera que o Governo , as autarquias locais e empresas devem engajar-se ainda na promoção da cultura, tendo reafirmado o firme compromisso da Câmara da Praia em apoiar o AME para que possa continuar a desempenhar o seu papel na internacionalização dos artistas cabo-verdianos.

Por ultimo, coube ao ministro da Cultura e Indústrias Criativas, Augusto Veiga, ainda o ano passado director geral do AME, a declarar aberta oficialmente a décima primeira edição do Atlantic Musique Expo a partir desta segunda feira, 7 corrente.
“ O ano passado eu estava cá numa outra posição, estava no sector privado e este ano estou a representar o Governo. É uma mudança e uma responsabilidade muito grande, aceitei o convite por acreditar na visão do Senhor Primeiro Ministro para a Cultura e essencialmente estamos aqui para dar o suporte ao AME pela primeira vez do lado do ministério da Cultura, mas com grande prazer porque é um projecto que o PM sempre mostrou que o Executivo acarinhava e este ano é, o primeiro de cinco anos, que o Governo assinou um protocolo com a direção do AME através do ministério da Cultura, o que garante a sustentabilidade deste e de mais quatro edições,” anotou Veiga.
O governante destacou a aposta do evento, assim como o Kriol Jazz que vem logo a seguir, certames que segundo o governante, contribuem para a promoção do país, bem como oferece excelentes oportunidades para se fazer contactos e negócios a nível cultural –musical e serve para o processo de internacionalização de músicos nacionais.
Nesta 11ª edição participam os seguintes nacionais: Ary Kueka, Dieg, Fábio Ramos, Zuleika, Queency Barbosa, Yacine Rosa, Leroy Pinto, CJ Patronato, Tereza Fernandes e Eliana Rosa.
Quanto a artistas internacioanis, o AME 2025 conta com as presençar de Isabel Novela (Moçambique), Maria Siga (Senegal), Roberta Campos (Brasil), Rumba de Bodas (Itália), Sahad (Senegal), Tasuta N’Iman (Marrocos), Throes & The Shine (Angola/Portugal), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Raquel (Espanha) e Fattu Djakité (Guiné-Bissau).
O evento conta também com a participação de DJ Streladuh, DJ Muleki e DJ Oleg.



