Logo
Desporto Escolar

O.D.E 2025: Ministro Adjunto da Juventude e Desporto destaca a importância do desporto escolar, facto igualmente enaltecido pelo ministro da Educação

O.D.E 2025: Ministro Adjunto da Juventude e Desporto destaca a importância do desporto escolar, facto igualmente enaltecido pelo ministro da Educação Foto Cvsports

Durante uma semana(24 a 30 do corrente), a cidade do Mindelo foi palco de mais uma edição das olimpíadas dos desporto escolar, evento que trouxe a ilha de São Vicente perto de mil pessoas, entre alunos-atletas, professores e dirigentes.
Nestes dias, os amantes do desporto puderam ver adolescentes a praticarem  bons níveis competitivos nas diferentes modalidades desportivas que marcaram os calendários dos jogos das olímpiadas do desporto escolar. Aqui  foram vistos adolescentes com capacidades que a ser trabalhados na continuidade,  o país verá reforçado o seu leque de atletas para as competições oficiais no futuro, sejam a nível regional, nacional e internacional.
Perante este facto, o ministro adjunto do Primeiro Ministro para a Juventude e Desporto enalteceu o papel que o desporto escolar desempenha para a evolução do federado.
Carlos Monteiro, que fez um balanço positivo das Olímpiadas deste ano, considerando que cabe aos dirigentes das estruturas que regem o desporto federado estarem atentos e fazer um acompanhamento de perto e aproveitar os valores que existem nas escolas.
“Tendo dito nesses dias, que as olímpiadas já são um aposta ganha, esta aqui em São Vicente não fugiu a regra pelo recorde de participação, que teve uma logística muito grande e que contou com trabalho árduo de muita gente mesmo antes do inicio do evento, frisou  o governante.
Para  Monteiro, o evento foi um sucesso em todas as componentes, desde a desportiva, intercambio entre os alunos, professores,  staff, envolvimento do público e da sociedade no geral.

aministrodesporto carlos monteiro balanço hoje.jpg
Ministro Adj. PM para Juventude e Desporto, Carlos Monteiro (cvsports)

Para o futuro, o ministro considera que se deve continuar a investir na parte regional e local para , “ para melhorarmos as competições que se fazem desde outubro nas escolas das diferentes regiões desportivas e vamos ter também, que criar melhores condições ainda a nível de infraestruturas e de material desportivo em todas as escolas, nós sabemos o défice que existe nessas vertentes, pelo que isso vai ter  que continuar a merecer o o investimento do  Governo .
Carlos Monteiro destacou também, a necessidade de se intensificar a pratica desportiva nas escolas, tendo mencionado a massificação do xadrez em particular.
Por seu lado, o ministro da Educação enalteceu  a forma como a terceira edição das olímpiadas do desporto escolar decorreu, evento que na sua opinião, demonstrou uma vez mais a sua valia e a necessidade se continuar a reforçar os mecanismos para que se evolua de ano para ano.
Amadeu Cruz, disse que o investimento no desporto escolar constitui  um bom investimento, tendo em conta os resultados e frutos que se colhem.
“ Trata-se de um evento que proporciona ambiente de festa, confraternização, prática desportiva entre os alunos, professores e sociedade, portanto uma festa do desporto e da educação em simultâneo, pelo que esperamos que os  jovens toem isso como grande exemplo de desportivo,  fair play e da construção do nosso país, afirmou cruz.

Amadeucruz ministro edcu hoje.jpg
Ministro da Educação, Amadeu Cruz (cvsports)

O governante disse que o Governo tem investido nos últimos três anos e vai continuar a investir nos Desportos Escolares.
“ Nós  tempos que ter infraestruturas nas diversas ilhas para podermos continuar a descentralizar... para já temos condições em poucas ilhas  três ou quatro... mas vamos continuar a investir, o ministério do Desporto por um lado, o ministério da Educação a criar as condições em termos pedagógicos, educativos e das placas desportivas nas escolas para que possamos ter mais atletas a competir em melhores condições aqui a nível nacional e internacional”, adiantou Amadeu Cruz.
A próxima edição (4ª) das Olímpiadas do Desporto Escolar serão realizadas na cidade da Praia em 2026.
Cvports
 

Partilhar