Logo
Pesca -Regulação

ESPECIALISTAS ADOTAM UM ROTEIRO E RECOMENDAM QUE A CEDEAO MANTENHA LIDERANÇA NA LUTA CONTRA A PESCA ILEGAL

ESPECIALISTAS ADOTAM UM ROTEIRO E RECOMENDAM QUE A CEDEAO MANTENHA LIDERANÇA NA LUTA CONTRA A PESCA ILEGAL

A  posição dos especialistas foi defendida, durante a 4.ª reunião das partes interessadas do setor marítimo da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (INN), encontro de trabalho  realizado em Abidjan -  Costa do Marfim, de 18 a 20 de março em curso.
No final dos três dias de trabalhos, foram produzidas recomendações, destacando a necessidade  da  CEDEAO  desenvolver a cooperação entre as direções técnicas e os institutos de investigação marinha, a fim de aumentar o potencial científico e tecnológico para melhorar a qualidade dos dados na África Ocidental.
Aos  Estados-membros,  recomendou-se  que os mesmos  entre  outras medidas,  assegurassem a coordenação interinstitucional na luta contra a pesca INN, que designassem uma instituição líder na gestão da economia azul e que partilhassem os seus recursos na luta contra a pesca ilegal .

A reunião  serviu ainda, para  elaborar um quadro regional de cooperação para combater a pesca INN e os problemas ambientais no domínio marítimo da CEDEAO. 
Participaram na reunião, representantes dos Estados-membros e da Comissão da CEDEAO, bem como de organizações regionais envolvidas no setor marítimo e das pescas.

 

Partilhar