Morreu Hipólito José Mendes, antigo jornalista com passagem na FFGB
Morreu esta terça-feira (23.12), em Bissau, vítima de doença prolongada, Hipólito José Mendes, antigo jornalista, que foi presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB).
A informação foi dada à CFM por fontes próximas do falecido, que indicaram que o funeral do antigo jornalista será na tarde desta quarta-feira, a partir do bairro de Enterramento, em Bissau, para o cemitério de Antula.
Hipólito José Mendes foi o primeiro apresentador do programa "Cara ou Coroa", um espaço de entrevistas na Rádio Capital FM. O último cargo público que desempenhou foi o de inspetor do Ministério da Comunicação Social, em 2023.
Hipólito dedicou grande parte da sua vida ao jornalismo, sendo durante vários anos uma voz inconfundível na Radiodifusão Nacional (RDN) da Guiné-Bissau, instituição que dirigiu enquanto diretor-geral.
A um dado momento da sua vida, deu um salto para assumir a presidência da Federação de Futebol, de onde saiu mais tarde regressando à RDN, onde voltou a agarrar o lugar de destaque.
Hipólito é reconhecido por quem com ele trabalhou, como "grande" apreciador de qualidades e rigoroso no campo profissional.
Importa salientar que enquanto jornalista - relatador de futebol da Rádio Nacional de Cabo Verde, "nós Eugénio Teixeira, cruzamos em vários ocasiões em missões de cobertura desportiva com o Hipólito, sobretudo na cobertura da Copa Amílcar Cabral, competição que era realizada pelo Conselho Superior do Desenvolvimento do Desporto da Zona -2 em África".
Também tive o privilégio de à convite do Hipólito, fazer dupla no relato do jogo da final do torneio de futebol dos jogos desportivos da CPLP que aconteceu na Guiné Bissau em 1995, estando na altura na equipa nos comentários, o Moniro Conte .

Igualmente, fizemos parte da equipa de reportagem que cobriu um jogo particular entre as Seleções de Cabo Verde e da Guiné Bissau disputado em 2010 no estádio do Restelo em Lisboa, num simultâneo RD África - Rádio de Cabo Verde e Rádio da Guiné Bissau, estando eu e o Nuno Matos nos relatos e o Hipólito como repórter.
Em meu nome pessoal e do Jornal Online Cvsports Jogo Limpo, endereçamos as sentidas condolências `a família enlutada .
Cvpsports.cv C/ CFM


