Nacional de Futebol: Académica da Praia cede empate na Várzea na recepção ao Scorpion de Santa Cruz

A Académica da Praia não foi além de um “match” nulo na sua recepção ao Scorpions Vermelho de Santa Cruz, em jogo da jornada I do Campeonato de Cabo Verde referente a temporada 2024/2025, realizado na tarde deste sábado no relvado do estádio da Várzea.
Numa partida dirigida por um trio de arbitragem da ilha do Fogo, liderado pelo internacional Hermógenes Fernandes, que diga-se em abono da verdade teve o jogo em mãos, os vice-campeões de Santiago Sul da Académica apresentaram uma nova equipa técnica, chefiada por Mundinho, que rendeu Nataniel Pires a meio desta semana, mas encontrou pela frente um “Scorpions” que soube contrariar a estratégica da formação caseira.
Certo é que a “Micá” bem cedo deu sinal de querer controlar o jogo para levar o vento ao seu moinho, mas foi notória a displicência atacante, ante uma formação visitante que soube jogar pelo seguro, dando a indicação e querer jogar para não perder nesta jornada inaugural.
O guarda-redes do Scopion, Ismael, foi um dos destaques deste encontro, dada que a segurança demonstrada nas quatro linhas, foram determinantes para o desfecho deste prélio, ainda que a turma caseira não tivesse patenteada o futebol vistoso com que apresentou na primeira volta do campeonato de Santiago Sul.
A formação proveniente do interior de Santiago, diga-se em abono da verdade, tentou apostar em lances de contraofensivas para surpreender a sua adversária, mas o sector médio-ofensivo da Micá chegou, para a escassez das encomendas.
Sanjoanense e Mindelense empatam a uma bola
Já no Municipal do Porto Novo, em Santo Antão, os tricampeões regionais do Sanjoanense e os campeões de São Vicente do Mindelense empataram a uma bola. A equipa caseira abriu o activo aos 36 segundos do tempo regulamentar por intermédio de Dayuca, mas os “rubros” do Mindelo restabeleceram a igualdade no minuto 75 através de um tento apontado por Culay
Santa Maria, 0 – Sal, Rei, 0
Já no Estádio Municipal Marcelo Leitão na cidade dos Espargos, na ilha do Sal, os visitados do Grupo Desportivo Palmeira e a sua congénere do Sal-Rei da Boa Vista empataram a zero bola.
Resultados completos da 1ª Jornada:
Boavista da Praia, 0 – 1 Paulense
Ultramarina (São Nicolau), 1 – 0 - Botafogo
Académica da Praia, 0 – 0 Scorpion
Sanjoanense 1 – 1 Mindelense
Palmeira 0 – 0 Sal-Rei
Classificação Geral: Paulense (Santo Antão Norte e Ultramarina (São Nicolau) comandam com três pontos, seguidas do Mindelense (São Vicente), do Sanjoanense (Santo Antão Sul), do Palmeira, da ilha do Sal, do Sal-Re da Boa Vista, da Académica da Peaia e do Scorpion de Santa Cruz, com um ponto cada, ao passo que Boavista da Praia (Santiago Sul) e Botafogo (Fogo)ainda não pontuaram.
Jogos da 2ª Jornada
Botafogo x Palmeira
Sal Rei x Académica Praia
Scorpion x Boavista Praia
Paulense x Sanjoanense
Mindelense x Ultramarina