Mundial/Andebol: Cabo Verde vence Cuba e apura-se para o “Main-round”

A selecção de Cabo Verde de andebol sénior masculina venceu na noitinha desta segunda-feira, 20, a sua congénere de Cuba por 38-28 na arena de Zagreb, na Croácia, e apurou-se para Main-round da fase final da 29ª edição do Campeonato do Mundo.
Em partida a contar para a terceira e última jornada da fase preliminar, do Grupo G, fruto de um forte desempenho colectivo, a selecção crioula mostrou todo o seu poderio ante os cubanos, ao dominar a partida praticamente desde o apito inicial, pelo que ao intervalo já vencia por uma diferença de seis golos (20-14).
O guarda-redes crioulo Élicio Fernandes teve uma tarde de grande exibição, com uma eficácia de 41%, pelo que foi um verdadeiro muro na baliza durante a primeira parte, ao dificultar ao máximo a tarefa dos atacantes cubanos.
No entanto, Élicio Fernandes foi forçado a sair logo no início da segunda parte devido a uma lesão. Após ser observado pela equipa médica, foi confirmado que a lesão não aparenta ser grave, o que traz alívio para a equipa e os adeptos.
Cabo Verde junta-se a Islândia e Eslovênia como os três apurados do Grupo G para a fase seguinte.
A selecção do arquipélago prepara-se agora para enfrentar três grandes desafios nesta fase do Main Round, com jogos contra a Croácia, o Egito e a Argentina.
O objetivo agora é melhorar a classificação alcançada no último Mundial, realizado na Suécia, em 2023.
Destaque para o capitão Leandro Semedo, que foi distinguido como o Homem do Jogo.
No outro jogo do Grupo G, a Islândia venceu a Eslovênia por 23-18.