LABORATORIO DE ANALISES CLíNICAS DA CRUZ VERMELHA INAUGURADO NA FAZENDA CIDADE DA PRAIA

LABORATORIO DE ANALISES CLíNICAS DA CRUZ VERMELHA INAUGURADO NA FAZENDA CIDADE DA PRAIA
Presidente da CVCV, Arlindo Carvalho na presença da ministra da saúde e de outros responsáveis e convidados, disse que se trata de uma estrutura montada para ajudar as populações, funcionando como um complemento no apoio ao sistema público de saúde.
A inauguração do primeiro laboratório de análises clínicas montado pela Cruz Vermelha aconteceu na tarde desta sexta feira, 13, numa cerimónia presenciada pela ministra da Saúde, Filomena Gonçalves.
A estrutura localizada no Bairro da Fazenda, cidade da Praia, contou com o apoio da Federação Internacional da Cruz Vermelha e Crescente Vermelho que disponibilizou cerca de cinco mil contos e a CVCV entrou com três mil contos.
Para o presidente da Cruz Vermelha Nacional, Arlindo Carvalho este é o primeiro de outros passos a serem dados em matéria de investimentos na área da saúde, com o propósito de contribuir na prestação dos cuidados de saúde e desenvolvimento do sector no país.

"Hoje estamos aqui com esta unidade laboratório de análises clínicas a primeira unidade... sendo certo que a intenção é desenvolver sobretudo nos sítios onde as pessoas têm mais dificuldades. Este laboratório vai servir ao sistema nacional de saúde para apoiar no processo de exames… sei que nos centros hospitalares muitas vezes tem muita demanda e nós queremos auxiliar por um lado, por outro queremos também trabalhar com algumas empresas onde haja muita coletividade e através deste quadro de relacionamento amortizar alguns custos", disse Carvalho.
Neste momento, adiantou o responsável máximo da CVCV, ``todas as condições estão criadas para o funcionamento do laboratório, em termos de equipamentos, reagentes, até o quadro do pessoal e grelha salarial montada, sem esquecer o próprio plano de negócios``.
Presente no ato da inauguração, a ministra da Saúde enalteceu a iniciativa da Cruz Vermelha, realçando que a saúde constitui algo que a todos diz respeito, daí a importância das contribuições como estas.
Filomena Gonçalves afirma que só juntos com sentido de estado e de complementaridade se estará a contribuir para que se tenha mais e melhor saúde.
``Nós estamos num momento de transição epidemiológica não apenas em Cabo Verde como a nível mundial, nós temos aqui as doenças não transmissíveis, o laboratório para além de servir para que sejam diagnosticados também serve para exames que irão servir de prevenção -educação, para que possamos ter eficiência e eficácia rumo a sustentabilidade desejável e necessário para o sector da saúde``, avançou a governante.
Filomena Gonçalves afirmou que se está a dar um passo gigantesco e a trabalhar mais, para que todo e qualquer cabo-verdiano tenha cada vez mais e melhor saúde.
A ministra disse contar também com a colaboração da Cruz Vermelha no sentido de abraçar a causa da educação, prevenção para a saúde… a consciencialização que é fundamental para se cuidar do diamante do país que são as pessoas.



