Logo

IV Jogos Africanos de Juventude: Cabo Verde leva delegação jovem comprometida com excelência à Angola

 IV Jogos Africanos de Juventude: Cabo Verde leva delegação jovem comprometida com excelência à Angola

Cabo Verde vai estar representado nos Jogos Africanos da Juventude 2025 em Luanda e Bengo (Angola) com uma delegação de 30 jovens, “comprometidas em representar o país com excelência”, entre 10 e 20 de Dezembro.

A chefe de missão, Mitza Sousa, afirmou hoje em conferência de imprensa que uma delegação composta por 30 membros, entre atletas, técnicos e oficiais, incluindo 19 jovens a nível nacional, representará Cabo Verde na 4.ª edição dos Jogos Africanos de Juventude, que decorrem de 10 a 20 de Dezembro, em Luanda e Bengo.

“Estamos aqui para divulgar que Cabo Verde vai levar para Angola uma delegação jovem, talentosa e comprometida em representar o país com dignidade, foco e excelência”, afirmou Sousa, sublinhando que a participação reforça o desenvolvimento do desporto juvenil e abre novas portas para futuras competições internacionais.

Os atletas, com idades entre os 14 e os 16 anos, representam as ilhas de Santo Antão, São Vicente, Sal, Boa Vista, Santiago, Maio e Fogo.

Cabo Verde competirá em seis modalidades, designadamente esgrima, natação, karaté, judo, ciclismo e atletismo.

No judo, os representantes são Edvânio Fidalgo, Raul Barreto, Lia Tavares, Lenira Job e Ailton Semedo, todos da Ilha de Santiago.

No Atletismo, competem Tanga Fauré (Boa Vista), Leandro Duarte e Gerson Vicente (ilha do Sal), Marina Delgado e Lucas Delgado (São Vicente).

Na natação, Rafael Vasconcelos (Santiago) e Rafaela Almeida (Fogo) serão os atletas em prova.

No karaté, Raissa Raimundo (Santiago) e Luana da Luz Costa (São Vicente) compõem a equipa, sendo que a esgrima será representada por Laura Neves Andrade, também de Santiago.

A comitiva técnica integra os treinadores Magner Mendes e João Fidalgo (judo), Eliseu Fortes (atletismo), Rui Spencer (karaté), Carlos Alves e Jânio Fortes (ciclismo) e Isaura Moncha (esgrima), além de Edmilson Fernandes, representante do Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ).

A estrutura oficial conta ainda com Mitza Sousa como chefe de missão, Simónia Monteiro como subchefe e Maria Lima como tutora.

A missão conta com vários parceiros institucionais e privados, incluindo o Banco BAI, ALOU, IDJ, Garantia Seguros, Infarma, Emprofac e as Câmaras Municipais de Santo Antão, Sal e Boa Vista.

Antes do início das competições, a chefe e o subchefe de missão viajarão antecipadamente para preparar a receção da delegação, prevista para o dia 08 de Dezembro.

O regresso está programado para 23 de Dezembro.

Com expectativas centradas no desenvolvimento, na experiência internacional e na preparação dos jovens para desafios futuros incluindo os Jogos Olímpicos da Juventude da CAC 2026, a missão cabo-verdiana promete divulgar regularmente informações sobre os resultados e desempenho dos atletas.

Partilhar