Forças Armadas oficializa mais um “Pelotão de Controlo de Tumultos”

As Forças Armadas oficializaram esta sexta-feira mais mais um “Pelotão de Controlo de Tumultos” formado por 30 militares - oficiais, sargentos e praças da III Região e Guarnição - capacitados no I curso ministrado pelo exército português.
Formado numa acção de formação realizado de 03 a 28 do corrente na III Região Militar em Achada Limpo, na cidade da Praia, o “Pelotão de Controlo de Tumultos” permitiu habilitar os formados em técnicas e tácticas de controlo de tumultos, a fim de capacitar os formados a actuar em cenários híbridos de conflitualidade, nomeadamente através da manutenção da ordem pública, “quando solicitado no quadro da Constituição e da lei”.
Este curso capacitou os formados na gestão de multidões e na preservação da ordem pública em contexto de elevada complexidade, mas também projecta as Forças Armadas para uma posição e maior credibilidade e interoperabilidade em missões internacionais em manutenção da paz e segurança cooperativa.
O Chefe de Estado Maior das Forças Armadas, ao presidir a cerimónia, testemunhada pelo Chefe do Estado-Maior do Exército Português, General Eduardo Mendes Ferrão disse que esta iniciativa se afigura como um “momento de particular relevância”.
O contra-almirante António Duarte Monteiro sublinhou a consolidação desta “parceria da excelência militar, existente entre as duas instituições castrenses, com destaque para o domínio da formação militar”, salientando que esta cooperação se encontra em dois pilares essenciais.
Enquanto isto, o coronel José Manuel Tavares, do Exército Português enalteceu a importância e a relevância das Forças Armadas com mais esta formação de “Pelotão de Controlo de Tumultos”, e ressaltou o histórico da cooperação entre os dois países e povos.
Esta formação, adiantou Monteiro, foi ministrada por três instrutores portugueses, e vai ser replicada na I e na II Região Militar.



