Érica Soares confirma a supremacia e triunfa no Volta a Djéu de Santa Maria em Natação

A nadadora internacional cabo-verdiana Erica Soares, conquistou este domingo, 06, o circuito de Volta a Djéu de Santa Maria, na Cidade da Praia, integrado na segunda edição do Open Volta Djéu’s 2025 – Swim Challenge Cabo Verde.
A atleta do Tarrafal de Santiago nadou os 5.200 metros em 01hora, 28 minutos e 46 segundos.
Já em masculino, o título voltou a sorrir a Gervásio Silva, vencedor da etapa desta Volta a Djéu disputada na ilha da Boa Vista. Uma hora, 27 minutos e 04 segundos, foi o tempo que Silva gastou para ganhar a corrida
“O sentimento é de alegria, não esperava, mas como consegui, fico feliz. O objectivo era terminar a prova”, afirmou Érica Soares, recordando que esta foi a sua segunda participação na Volta Djéu, depois de ter ficado em segundo lugar no ano passado, em São Vicente.
“Quem sabe, se conseguir ir novamente a São Vicente, vou tentar ficar em primeiro lugar também”, declarou.
Deixou ainda uma mensagem de encorajamento aos que não puderam participar por dificuldades de transporte, “para não desistirem e tentarem da próxima”.
Gervásio Silva, por sua vez, manifestou a sua alegria por mais este feito.
“Estive treinando, mas fiquei um pouco surpreso com alguns novos atletas. Esperava mais participantes, mas infelizmente não vieram. Estou super-feliz”, partilhou.
O nadador destacou que a experiência foi exigente, sobretudo devido à corrente na zona da Ponta do Farol, que dificultou o regresso.
“Quando passámos o farol, cheguei a pensar que estava em segundo ou terceiro lugar, porque tinha dois grandes atletas comigo,” confessou.
Um competidor assíduo em provas de águas abertas em São Vicente, Boa Vista e na Praia, Gervásio Silva sublinhou que para si “a importância não é sempre vencer, mas participar e partilhar momentos de convívio e aprendizagem com outros atletas”.
Durante a actividade, foi igualmente homenageado um nadador veterano, de 72 anos, em reconhecimento pela sua dedicação à natação e ao desporto nacional, assim como à presidente do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Filomena Fortes.
A organização do evento lamentou a desistência de 12 participantes que não conseguiram chegar à prova devido a atrasos e problemas técnicos registados nos transportes marítimos da CV Interilhas.
Tanto no Master Masculino como no Master Feminino, o primeiro lugar recebeu 20 mil escudos, o segundo lugar 15 mil e o terceiro lugar 10 mil escudos.
O Open Volta Djéu’s 2025 – Swim Challenge Cabo Verde ambiciona afirmar-se como uma competição anual de referência na modalidade de natação em águas abertas.
A próxima etapa desta segunda edição está agendada para 02 de Agosto, na ilha de São Vicente.