Logo

Eleições na FCF: Manuel Oliveira garante ser presidente legítimo da Associação Regional de Futebol do Maio e avança com queixa-crime

Eleições na FCF:  Manuel Oliveira garante ser presidente legítimo da Associação Regional de Futebol do Maio e avança com queixa-crime



O eleito presidente da Associação Regional de Futebol do Maio (ARFM), Manuel Oliveira, garantiu hoje ser o presidente legítimo da associação e anunciou a intenção de avançar com uma queixa-crime na sequência das acusações de alegado desvio de verbas pelo mandatário da candidatura de Mário Semedo, às eleições na FCF.

Em declarações à imprensa, Manuel Oliveira negou estar impedido de exercer funções na ARFM, considerando falsas e infundadas as declarações do mandatário da candidatura de Mário Semedo, Inácio Carvalho,  à presidência da Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF).

“É falso e juridicamente absurdo afirmar que eu, Manuel Oliveira, esteja impedido de exercer as minhas funções. A suspensão solicitada em Julho de 2025 foi um acto voluntário e temporário. O regresso ao cargo é um direito do titular eleito, bastando a sua comunicação à associação”, afirmou.

Para Manuel Oliveira, o que considera estranho na situação não é o seu regresso à presidência da ARFM, mas sim, segundo disse, a utilização de meios institucionais para fins de campanha eleitoral.

“O que a candidatura adversária classifica como situação estranha é, na verdade, a retoma da normalidade administrativa por quem detém um mandato conferido pelos clubes. Estranho é o uso de e-mails institucionais e da máquina administrativa da Federação para fins de campanha de uma lista específica”, acrescentou.

O dirigente prometeu avançar com uma queixa-crime contra as declarações da candidatura de Mário Semedo, invocando o Código de Ética da FCF e a legislação penal em vigor no país.

Segundo a mesma fonte, o foco deveria estar no desenvolvimento do futebol cabo-verdiano e não, como referiu, na “lama política”, considerando que a candidatura de Mário Semedo deixou de respeitar as regras e os adversários.

A reação de Manuel Oliveira surge após o mandatário da candidatura de Mário Semedo ter considerado “muito estranha” a tentativa de reassunção da presidência da ARFM, num contexto que classificou como desfasado, sublinhando que, de acordo com uma deliberação da Assembleia Geral, a presidente em funções é Zuleica Freire.

O mandatário, Inácio Carvalho, denunciou ainda alegados desvios de verbas destinadas à Associação Regional de Futebol do Maio, afirmando que os montantes não tiveram o fim a que se destinavam.

No seu entendimento, a tentativa de regresso do antigo presidente ocorre às vésperas das eleições, com o objetivo de influenciar a vontade dos clubes da ilha do Maio.

A eleição para a presidência da Federação Cabo-verdiana de Futebol está marcada para este sábado, 10 de janeiro, com dois candidatos: o atual presidente da FCF, Mário Semedo, e o atual presidente do Conselho Nacional de Arbitragem, Álvaro Eliseu Cardoso.

Com Inforpress
 

 

Partilhar