Boxe/Los Angeles’2028: Presidente do COC alerta Federação de Boxe a desvincular-se da AIBA para filiar no World Boxing

A presidente do Comité Olímpico de Cabo Verde, Filomena Fortes, revelou hoje que o boxe foi oficialmente confirmado como modalidade nos Jogos Olímpicos de 2028, em Los Angeles, mas alertou, contudo, que para garantir a participação dos pugilistas cabo-verdianos, será necessário a Federação Cabo-verdiana de Boxe desvincular-se da AIBA, actualmente não reconhecida pelo COI, e afiliar-se à World Boxing.
Fortes considera tratar-se de “uma excelente notícia” para Cabo Verde, país que já garantiu um atleta qualificado na modalidade.
“A decisão cabe à própria federação nacional, mas se queremos estar nos Jogos Olímpicos, essa mudança é inevitável”, afirmou, revelando que o presidente da World Boxing foi convidado para o congresso, e participará online para esclarecer os benefícios da nova filiação.
Filomena Fortes fez esta comunicação durante a abertura do IV Congresso da Associação de Comités Olímpicos de Língua Oficial Portuguesa (ACOLOP), que decorre na cidade da Praia, envolvendo representantes de vários países africanos com o objectivo de reforçar a cooperação e estratégias de desenvolvimento do desporto olímpico na região.