Andebol/ Mundial2027_ Selecção de Cabo Verde no pote três no sorteio agendado para 10 de Junho
A selecção principal de Cabo Verde de andebol figura no pote três do sorteio para o Mundial2027, marcado para 10 de Junho, em Munique (Alemanha), anunciou hoje a Federação Internacional de Andebol (IHF, na sigla inglesa).
O pote três, para além de Cabo Verde, terá duas seleções da Europa como cabeças de série, além de Brasil, Bahrain, Tunísia, Chile e o vencedor do campeonato norte-americano e do Caribe.
O sorteio da fase final do torneio, que será disputado entre 13 e 31 de Janeiro de 2027, está marcado para 10 de junho, em Munique, Alemanha.
O organismo que rege o andebol mundial deu conta da composição dos potes, embora o quadro final ainda não esteja completo, com 13 de 32 vagas ainda por preencher.
O pote um integra as seleções de Portugal, Dinamarca, Alemanha, Croácia, Islândia, Suécia, Egito e Argentina.
O pote dois será composto exclusivamente por seleções europeias, o três terá, garantidamente, duas seleções da Europa como cabeças de série, além de Brasil, Bahrain, Tunísia, Cabo Verde, Chile e o vencedor do campeonato norte-americano e do Caribe.
O pote quatro incluirá o Qatar, Kuwait, Japão, Argélia, Angola, Uruguai e duas seleções convidadas.
De acordo com o Regulamento das Competições da IHF, o organizador tem o direito de atribuir as equipas aos grupos, pelo que, na primeira fase, a Alemanha já sabe que ficará inserida no Grupo A, em Munique.
A Dinamarca, que se sagrou campeã europeia pela terceira vez, em Herning, no passado dia 01 de Fevereiro, jogará no Grupo G, em Kiel, “aproveitando a proximidade da cidade com a fronteira dinamarquesa para atrair o máximo possível de adeptos” daquele país.
Os encontros da fase preliminar são distribuídos de forma que cada equipa tenha pelo menos um dia de descanso entre os jogos, garantindo assim que nenhuma jogue em dias consecutivos, de forma a “preservar a saúde e o desempenho dos jogadores”.
Com Inforpress



